LE FastCounter

Bem-Vindo à Página de Jogos & Emuladores

[Introdução][Regras para o uso das ROMs] [Os consoles]

[Downloads] [FAQ]

    Esta página traz os melhores emuladores, na minha opinião, para cada um dos consoles descritos abaixo. Se você não sabe o que é ou como funciona um Emulador aí vai uma breve explicação:

   Um emulador nada mais é que um software capaz de fazer o computador simular o comportamento de outra máquina. Este software converte um arquivo binário contendo as instruções para o sistema no qual foi desenvolvido para instruções reconhecíveis pelo processador de seu PC. Isso se faz necessário porque o hardware de um console ou arcade é totalmente diferente do presente em seu computador. Quando os jogos são feitos para aquele determinado sistema (tomemos como exemplo o Sega Mega Drive) todas as instruções do programa são dimensionadas para o hardware em uso, como o processador do console (no caso do Mega Drive um Motorola 68000), os CIs de áudio e de vídeo. O emulador se faz necessário porque os códigos binários e instruções são completamente diferentes entre a maioria dos processadores. Um programa escrito para o Mega Drive não faz o menor sentido para um Pentium e vice-versa. O mesmo ocorre com os drivers de vídeo e sua placa de vídeo e os controladores de áudio e sua placa de som. Tudo precisa ser devidamente convertido para se tornar interpretável pelo seu computador. E é por este mesmo motivo que nossos sonhos de criança de lançarem um adaptador mecânico para se poder jogar os jogos de outros consoles no seu nunca se realizaram. Apenas nos dias de hoje, onde vários consoles pararam de ser fabricados e os novos consoles são suficientemente potentes para emular um outro é que se vê desenvolvedores independentes fazendo este tipo de hardware. Já é possível jogar GameBoy e Super Nintendo no N64, Master System no PlayStation e até PlayStation no DreamCast através dos novos softwares emuladores. Casos mais antigos se restringiram ao adaptador de cartuchos do Master System para o Mega Drive e do Master System para o Game Gear (sendo estes dois praticamente  o mesmo sistema, tendo o mesmo processador Z80, diferindo apenas o modo gráfico).

    Os emuladores presentes nesta página são bastante fáceis de usar, sendo que eu fiz questão de disponibilizar apenas os que possuíssem uma interface gráfica com o usuário (GUI) do tipo "clique com o mouse e rode o jogo". Para sair desta página jogando um clássico dos consoles em seu computador siga os seguinte passos:

    Faça o download do emulador do sistema que você quer executar no seu computador. Na próxima seção estão descritos os principais consoles da era de ouro do videogame doméstico (nossa, essa frase foi profunda, não? :) ) Para escolher um emulador e fazer o download clique aqui. Depois volte e continue da próxima instrução

    Descompacte o emulador usando o Winzip   se for do tipo ZIP ou instale-o se for um arquivo EXE em um diretório (pasta)   de sua escolha

    Esta é a pior parte: Conseguir o jogo para rodar no emulador. A tarefa se torna difícil porque é considerado pirataria manter os jogos em sites na internet. Provedores gratuitos de páginas como este (www.tripod.com) removem sua página do ar se descobrirem que seu site fornece este material (e é por isso que eu não disponibilizo os jogos aqui, sinto muito!). É necessário um bocado de paciência em sites de procura para encontrar um site que ainda esteja no ar, pois a maioria é removida do ar em muito pouco tempo.  Tente as máquinas de procura. Uma dica que sempre funcionou comigo foi procurar no Altavista usando como palavra chave :

    +"roms"+"download"+"videogame"+"nome-do-jogo"

    substituindo "videogame" pelo nome do console e "nome do jogo" pelo nome do jogo (Duh!) Por exemplo, para encontrar o jogo "Donkey Kong Country" de Super Nintendo:

    +"roms"+"download"+"snes"+"donkey"

    Vão pipocar dezenas de páginas como resultado, mas não se anime muito: a maioria já foi removida do ar e vão dar a famosa mensagem "Error404 - Page not Found on this Server", que se você ainda não odeia vai aprender rápido em sua caça às ROMS.  Com algumas horas de garimpo você provavelmente encontrará uma página recentemente colocada no ar com o jogo que você procura. Deixe a preguiça de lado e pegue todos os jogos que achar interessante. Provavelmente esta página já não estará no ar amanhã...

    Tendo o tão almejado jogo na mão é hora de rodar no emulador. Se o jogo veio compactado, use o Winzip (já citado anteriormente) e descompacte-o na pasta onde você anteriormente instalou o emulador. Execute o arquivo do emulador e clique na opção "Open ROM", "Load ROM", "Load Game" ou algo similar a isto. Escolha o jogo que quer jogar e confirme. Se tudo ocorrer bem o jogo vai se iniciar e algumas lágrimas saudosistas escorrerão. não ligue. Isso é normal :p

* Não se esqueça de configurar o joystick ou teclado antes de começar a jogar ou vai demorar muito até se descobrir que botão faz o quê....
 


 
 

Atenção!!!
Para utilizar livremente qualquer das roms disponíveis para download, você deve ser o proprietário legal dos cartuchos que as contém. Se este não for seu caso, você poderá usá-la por 24 horas e então deverá apagá-la ou adquirir o cartucho original de um distribuidor autorizado!!!
 
 
 

Consoles Antigos: Estes consoles eram os sonhos de consumo de uma geração da qual eu fiz parte.

Atari 2600: Quem nunca teve ou, ao menos, jogou algum jogo de Atari??? Para estes saudosistas, há a possibilidade de reviver as emoções de River Raid, H.E.R.O., PacMan e, é claro, o nosso querido Pitfall... Eu aconselho fazer o downnload do emulador PC Atari Emulator e de todas as ROMs (TODOS os jogos do Atari mais o emulador, zipados, ocupam menos de 2.8Mbytes - dois disquetes!!!)

Sega Master System e Game Gear (8bits): Na minha opinião foi o melhor videogame de 8 bits existente. Com jogos como "Alex Kidd in the Miracle World","Wonder Boy", "Shinobi" e "Phantasy Star", este console conquistou muitos adeptos (inclusive eu).  Para rodar as ROMs disponíveis você precisará do excelente emulador Meka .

Super Nintendo / Super Famicom (16bits): Por muito tempo dominou o mercado de 16 bits pois é muito superior, tecnologicamente, ao Mega Drive. Como títulos famosos podemos citar a trilogia "Donkey Kong Country", "Street Fighter II" e "Top Gear". Para jogá-los você precisará do excelente emulador ZSNES

Sega Genesis / Mega Drive (16bits):Este console é um clássico! Acho que todos já jogaram "Sonic" ao menos uma vez na vida... Outros grandes títulos fazem parte do apogeu deste console, antes de ser derrotado pelo SNES: "Quackshot", "Toe Jam&Earl", "Super Monaco GP", "Streets of Rage", entre muitos outros. Para jogar essas ROMs pegue o ótimo emulador Genecyst.

Nintendo (8 bits): Eu conheço muito pouco do Nintendo 8 bits, pois joguei apenas algumas vezes em casas de amigos que tinham o console. Confesso achar o Master System incrivelmente superior em quase todos os quesitos (exceto número de cartuchos disponíveis). De qualquer modo, o emulador Nesticle é muito bom e merece um "test-drive".
 
 

Consoles Mais Novos:Este consoles são os sonhos de consumo da nova geração de jogadores (menores de 18 anos?)

Sony PlayStation: Acredito que esse é um sucessor a altura do SNES. É o videogame mais popular hoje em dia e possui milhares de títulos. Grandes sucessos presentes para esse console (que utiliza CDs ao invés dos velhos cartuchos) são: "Driver", "Final Fantasy", "Gran Turismo" e "Tomb Raider". Para emular este console é necessário uma máquina bem mais potente que as necessária para emular os velhos consoles. Um Pentium III 550 MHz ao menos é recomendado para rodar os CDs de PlayStation em seu PC. Uma boa aceleradora 3D também é uma boa pedida. O emulador ideal é o Bleem! que apesar de não ser freeware possui uma versão demo.

Nintendo 64: Um console incrivelmente poderoso mas que não evoluiu. Eu o vejo como o Master System, que possuía um hardware espetacular para a época mas não teve uma boa estratégia de venda, o que permitiu que o concorrente levasse a melhor. É uma pena para quem adquiriu o console que custava US$700 quando lançado e hoje vêem seu investimento desvanescendo. Seus jogos são incrivelmente bem elaborados e portanto as ROMs são enormes!. Cada jogo mais novo possui uma ROM de não menos que 20 Megabytes. Grandes títulos como "Zelda64", "Donkey Kong64", "Super Mario64" e "Banjo & Kazooie" merecem um download. Para emular este monstro é necessário uma boa aceleradora 3D (no mínimo uma TNT2) e um Pentium III 550 MHz. Ainda não encontrei um emulador ideal (talvez porque meu Pentium III 800MHz não possua uma placa 3D) e todos os jogos apresentam falhas nas texturas e são bastante lentos. O emulador mais recomendado é o Nemu64 que possui uma opção de vídeo com renderização por software próxima da perfeição. O único problema é a velocidade, mas acredito que daqui há algum tempo este fator não será mais problema com a evolução dos microprocessadores acima de 2GHz.
 
 

Máquinas de Arcade: As máquinas de fliper que movimentaram dos shoppings mais badalados aos flipers de bairro...

Capcom CPS 1 & 2 series :Esta é a plataforma de hardware de vários dos jogos mais famosos no mundo do fliperama. Quem nunca jogou Final Fight, Ghouls 'n' Ghosts ou Street Fighter II? . Baseados no hardware CPS da Capcom (1985) estes jogos foram os precursores dos jogos de luta atuais. O interessante é que até hoje os gráficos destes jogos são considerados muito bem trabalhados, sem contar o fator diversão. Tendo como base o sucesso do CPS a Capcom em 1988 lança o CPS2, uma evoluçào do hardware antigo com maior capacidade gráfica, velocidade e a promessa de títulos ainda mais incríveis. Jogos como as seqüências de Street Fighter (Alpha e Zero), Marvel vs. Street Fighter, Marvel Super Heroes, X-Men - Children of the Atom e a série Vampire (conhecida como DarkStalkers aqui no Brasil) mostraram e continuam a mostrar que além da capacidade do hardware, ótimos programadores e artistas fazem um excelente jogo de luta. E se você gosta deste estilo de jogo os emuladores Callus (para CPS) e MAME, FinalBurn e WinKawaks (para CPS e CPS2) são downloads obrigatórios! Qualquer um dos jogos acima pode ser encontrado no site www.mame.dk e são altamente recomendados. Apenas não se assuste com o tamanho das roms de CPS2: a maioria ultrapassa 20Mbytes (compactadas)! Ah, mais uma coisa: Um Pentium 233MHz com 64Mbytes de RAM é o mínimo recomendado para rodar estes jogos mais pesados para CPS2.

Diversos (Capcom, Konami, NeoGeo, etc...) :Além dos jogos de luta existem centenas de outros jogos  clássicos para arcade. Desde os primeiros jogos de arcade (Donkey Kong, Elevator Action, Karateka, PacMan, Space Invaders, Galaga, Double Dragon, etc,etc,etc) até os mais novos (Tartarugas Ninja, Simpsons, Metal Slug, Golden Axe, Altered Beast, Strider, etc ) muitas foram as plataformas responsáveis por trazer diversão até o jogador e dinheiro às softhouses. Para tentar trazer estes jogos de volta surgiram os emuladores multiplataforma responsáveis por emular diversos hardwares diferentes. O emulador MAME (Multiple Machine Arcade Emulator) é com certeza o mais famoso destes tipos e suporta o maior número de jogos de arcade, de todas as idades (a partir de 1975) num total de 3155 jogos suportados! Este emulador roda com perfeição praticamente todos os jogos de arcade que eu consigo lembrar e merece um download. Mas ATENÇÃO: o emulador é incrivelmente pesado e necessita uma máquina mais robusta para rodar a maioria dos jogos. Nem pense em rodar jogos mais pesados em algo menos potente que um Pentium III 550MHz...
 

Calculadora HP48: Não é um console mas também possui alguns jogos. É a calculadora ideal para se ter naquelas aulas de Cálculo insuportáveis... Todos os jogos para esta plataforam foram desenvolvidos por usuários da mesma, gerando alguns muito interessantes, como réplicas do "Doom", "Tetris", "Columns",  vários jogos de nave no estilo Space Invader, caça-níqueis, entre outros. Eu mesmo desenvolvi alguns títulos: "Campo Minado 3D", "Heli48", "Bingo", "Lab3D" e os RPGs "Phantasy World" e "Portamón" nunca terminados. O emulador de HP48 também é bastante útil para testar programas conseguidos na internet antes de enviá-lo a HP48 real, sem o risco de um "Memory Clear". Se tiver curiosidade ou for usuário da HP48 verifique também a minha página sobre a HP48.

colorbar.gif (4491 bytes)
 
 

Emuladores para Download:

Emulador  Console  Tamanho  Sistema Operacional Condição de Uso:
PC Atari Emulator v2.5 Atari 2600 650k Windows 95/98 Freeware
Neo RageX Neo Geo 470k Windows 95/98 Freeware
Bleem! v1.5 PlayStation 1.66M Windows 95/98 Demo
ZSNES v1.31b SNES 441k DOS Freeware
ZSNES v1.31bsrc SNES 950k Linux (a ser compilado) Freeware
Genecyst vXXX Genesis 433k DOS Freeware
Meka 0.61 Master System
Game Gear
SG-1000
SC-3000
613k DOS Freeware
Nesticle Nintendo 8 bits 210k  DOS Freeware
Nemu 64 Nintendo 64 645k  Windows 95/98 Freeware
Callus 0.40 Capcom Arcade (CPS1) 319k DOS Freeware
Final Burn v0.112 Capcom Arcade(CPS2)

173k

Windows 98 Freeware
Win Kawaks v1.36 Máquinas de Arcade

371k

Windows 98 Freeware
M.A.M.E. Máquinas de Arcade (TODAS!)

N/D

Windows 95/98 Freeware
Emu48 v.1.20
ROMs:   S/SX   G/GX
HP 48 series
(S/SX/G/GX)
473k 
191k  330k
Windows 95/98 Freeware

 

 

  • FAQ (Perguntas mais frequentes):
  • Recebi algumas questões a respeito de transparência (adição e subtração de cores) nas roms de SNES (Chrono Trigger, Final Fantasy, Donkey Kong...) que, não estando disponível, podem comprometer seriamente o desenvolvimento do jogo. Para conseguir as transparências, é necessário ter instalado o suporte para VESA 2.0 em sua placa de vídeo!!! A maioria das placas com mais de um ano não possuem essa extensão em sua BIOS ( o default é VESA 1.2 ) e para conseguir essa expansão é necessário fazer o download do Scitech Display Doctor 5.3 ou mais novo! O driver é shareware e ajuda vários outros aplicativos, além do emulador ZSNES, a rodar mais rápido e melhor. Após instalar o suporte use a configuração de vídeo VESA 2.0 16bit com interpolação. A imagem vai ficar linda mas se seu micro não for ao menos um Pentium II 266 MHz vai ficar também muito lerdo!
  • Também recebi questões a respeito de som deficiente (mono) ou inexistente em placas de som estéreo (SB16, AWE32 ou AWE64).O "problema" mais comum é a falta de drivers da placa de som instalados para uso do DOS. Se você só tiver drivers de som no Windows95/98, o emulador para DOS só conseguirá obter som (se conseguir) rodando sob o Prompt do MS-DOS no Windows. Para conseguir o tão desejado som no DOS, instale os drivers que vêm nos disquetes da placa de som (CTPNP.EXE, MIXERSET.EXE, DIAGNOSE.EXE, SBINIT, etc...)!
  • Mais um problema frequente ocorre quando pessoas pegam o emulador Emu48 e se decepcionam ao perceber que ele não funciona! O problema mais comum é a falta da BIOS. Você deve pegar também a ROM BIOS da HP48. Sem ela o emulador não possuirá o sistema básico para emular...


    (aguarde atualizações em breve!)